Plenária no Itararé reafirma projeto do PT

Mais de 100 pessoas compareceram à Plenária do Partido dos Trabalhadores, realizada na noite dessa segunda-feira (13), no bairro Itararé. Os pré-candidatos à prefeitura, Cristiano Schumacher e Helen Cabral, militantes petistas que estavam na plenária e pré-candidatos a vereador discutiram o projeto a ser apresentado pelo PT nas eleições de outubro e não pouparam críticas ao fraco governo de Cezar Schirmer, principalmente na saúde, uma das maiores dificuldades vivenciadas pelos moradores do Itararé.


Cristiano Schumacher na Plenária no Bairro Itararé

Em sua fala, Cristiano Schumacher lembrou os avanços do governo do PT nos oito anos em que Valdeci Oliveira foi prefeito de Santa Maria, ressaltando a importância de espaços de participação popular, como o Orçamento Participativo. Cristiano também ressaltou que a construção de uma candidatura do PT é tarefa de todos os militantes do Partido, sendo que foi assim que o PT provou, em seus 32 anos de história, que a classe trabalhadora tinha condições de governar o Brasil.

Para a vereadora Helen Cabral, também pré-candidata do PT à Prefeitura de Santa Maria, considerar o governo Schirmer como "bom" é uma afronta aos que defendem a saúde e a educação, que vem sendo abandonadas pelo atual prefeito. Para o conjunto dos militantes petistas é importante denunciar que a saúde em Santa Maria passa por um processo de terceirização e a educação tem escolas entregues a iniciativa privada, em especial para a Sociedade Vicente Pallotti. Por incompetência, a atual administração devolveu à União mais de R$ 20 milhões que deveriam ter sido investido na saúde.

Ao lembrar do descaso com a saúde, algumas falas lembraram o esvaziamento do Conselho Municipal de Saúde, importante órgão de controle social por parte de profissionais e usuários do SUS, que sofreu um golpe na gestão Schirmer. No caso específico do Itararé, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro contava com atendimento em três turnos durante o governo Valdeci, logo no começo do governo Schimer, os contratos dos médicos não foram renovados, e a UBS teve o horário de atendimento diminuído.

A série de 13 plenárias do PT em Santa Maria será retomada no dia 24, após o carnaval, em horário e local ainda a ser confirmado, no Bairro Salgado Filho.

Sem comentários:

Enviar um comentário